A implantação de um novo empreendimento que se caracteriza como Polo Gerador de Viagens (PGV) requer a elaboração de uma série de projetos e estudos, entre eles o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), que tem como parte inicial de seu escopo, o diagnóstico e análise operacional do tráfego em sua área de influência.
Para reproduzir com fidelidade as condições operacionais antecedentes à operação do PGV, se faz necessário a análise de diversos dispositivos viários, demandando, com isso, a realização de pesquisas de campo que podem variar de algumas horas do dia ou períodos maiores, de 24h ou, ainda, ao longo de todo o ano.
De maneira geral, para estudos de empreendimentos em áreas urbanas, a realização das pesquisas inicia-se com a captação de imagens do tráfego in loco. Em seguida, o volume de veículos de cada um dos movimentos é contado manualmente por um pesquisador, que faz a classificação da frota em carros, ônibus, caminhões e motos.
Esta etapa representa um volume de trabalho considerável, pois trata-se de uma atividade repetitiva, extremamente cansativa, requerendo do pesquisador muita concentração, disciplina e dedicação, além de consumir grande parte do tempo destinado à elaboração do relatório, o que equivale a uma parcela relevante de seu custo.
Em busca de automatizar o processo e melhorar a acurácia dos resultados, a Barbato Estudos de Engenharia passou a utilizar Inteligência Artificial (IA), especificamente Visão Computacional, nos estudos que demandam pesquisas de tráfego.
A imagem a seguir ilustra uma interseção onde este método foi aplicado. Neste dispositivo são permitidos 14 movimentos.

Movimentos permitidos no dispositivo estudado. Interseção das avenidas Tancredo de Almeida Neves, Henrique Gregori e José Pereira Lopes, São Carlos/SP.
A Visão Computacional identifica a trajetória de todos os veículos que passaram pela interseção durante um período de filmagem, conforme mostra a figura a seguir.

Trajetórias dos veículos identificadas pela Visão Computacional.
Neste estudo, as filmagens ocorreram por 1hora durante os picos da manhã, almoço e tarde, durante 3 dias úteis, totalizando 9h de vídeo. Para cada um dos 14 movimentos foi identificado o número de carros, motos, bicicletas, ônibus e caminhões.

A aplicação de métodos de Inteligência Artificial apresenta vantagens quando comparados ao método convencional de contagem classificada de veículos realizado manualmente por pesquisadores.
O processamento das imagens executado por Visão Computacional ocorre de forma rápida e precisa, permitindo que o volume e a composição do tráfego sejam brevemente liberados para a fase de diagnóstico.
Assim, essa tecnologia permite que as horas dedicadas às contagens manuais possam ser investidas em tarefas complexas, cuja execução depende essencialmente da expertise de profissionais qualificados.
Em razão da complexidade dos empreendimentos, a aprovação dos Polos Geradores de Viagens é naturalmente morosa. Tem-se assim na Inteligência Artificial, uma importante ferramenta que possibilita a otimização deste processo, permitindo a redução do tempo de elaboração dos estudos de tráfego cujo escopo é complexo e extenso.
Neste contexto, a aplicação da IA consolida a ideia de que o investimento em pesquisa e o uso de novas tecnologias para automação de tarefas repetitivas, permite que sejam desenvolvidos estudos precisos e resolutivos que compatibilizam excelência técnica e prazos otimizados, trazendo inegável contribuição ao processo de tomada de decisão, durante todas as etapas que antecedem a instalação de um Polo Gerador de Viagens.
Eng. Christiana Barbato
Diretora Técnica – Barbato Estudos de Engenharia
Mestre em Engenharia Urbana UFSCar