Área de Atuação

ESTUDOS

Estudo de Impacto e Vizinhança - EIV

O Estudo de Impacto de Vizinhança é um documento técnico exigido, com base em lei municipal, para a concessão de licenças de construção, ampliação ou funcionamento de empreendimentos, de iniciativa privada ou pública, que potencialmente afetariam a qualidade de vida da população residente em sua área de vizinhança.

O EIV tem como objetivo identificar as vantagens e desvantagens que esse empreendimento possa trazer para seu entorno, além de firmar um compromisso de que os impactos negativos identificados serão mitigados com ações compensatórias, sob a responsabilidade do empreendedor.

Relatório de Impacto de Trânsito - RIT

O RIT é um estudo exigido para empreendimentos que são classificados como Polos Geradores de Viagens.

Grandezas como mobilidade, fluidez, nível de serviço das vias e segurança para pedestre e condutores, são avaliados em dois cenários: antes da implantação do empreendimento e em cenários futuros, considerando seu total adensamento e a evolução da frota de veículos motorizados.

Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS

Projeto desenvolvido para estabelecer procedimentos e normas para armazenamento, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos gerados pela construção do empreendimento. 

Com o objetivo de garantir que a destinação, acondicionamento e procedimentos de manejo dos resíduos da obra sejam ambientalmente adequados, o plano deve apresentar licenças de operação, identificação de agentes de transporte e áreas receptoras de resíduos devidamente licenciados perante aos órgãos competentes. 

Também é elaborado para a fase de pós ocupação dos empreendimentos, em que se aponta o correto acondicionamento e destino dos resíduos sólidos produzidos pela operação do empreendimento, sejam resíduos domésticos, comerciais ou industriais.

Plano de Mobilidade

A elaboração de Planos de Mobilidade são exigidas a municípios com a população a partir de 20.000 habitantes pela Politica Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). 

O objetivo da PNMU é promover a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade, mobilidade de pedestres e cargas no território do município. Assim, o plano deve orientar os deslocamentos urbanos compatibilizando questões de segurança viária, fluidez, acessibilidade e promover os métodos não motorizados de transporte. 

Ao atender a Lei Federal 12.587/2010 que institui a PNMU, o município que elaborar seu Plano de Mobilidade estará elegível a receber investimentos do governo federal voltados a projetos neste setor. 

Estudo de Tráfego Rodoviário - ETR

A implantação de novos empreendimentos classificados como Polos Geradores de Viagens requer o atendimento do Decreto Estadual no.30.374, de 12 de setembro de 1989,  que estabelece normas e procedimentos a serem observados, para que o acesso por meio da faixa de domínio das rodovias seja autorizado.

O Estudo de Tráfego Rodoviário apresenta os dados de fluxo da rodovia (VMD), bem como os prováveis impactos que serão causados pelas viagens geradas pelo empreendimento, sobre a malha rodoviária. Dada a complexidade das análises, a precisão dos resultados obtidos é garantida pela utilização de softwares de simulação de tráfego.

PROJETOS

Projeto de Geometria e Terraplenagem

É a fase do planejamento da via em que serão definidos os alinhamentos horizontais, perfis longitudinais, seções transversais entre outras características geométricas.
Baseia-se em conceitos que determinarão o desempenho da via, como velocidade regulamentar, nível de serviço, segurança viária, volume de tráfego, comportamento dos condutores, entre outros fatores.
É imprescindível, no entanto, que seja considerado o equilíbrio dos volumes de terraplenagem, a fim de se obter o melhor custo de execução da via.

Projeto de Drenagem

Os projetos de drenagem de vias têm como objetivo escoar as águas pluviais que atingem o pavimento, garantindo o direcionamento adequado e prevenindo a degradação da via. Os dimensionamentos dos sistemas de drenagem exigem estudos específicos da bacia hidrográfica, contribuição pluvial da região e a utilização de técnicas eficientes e adequadas que são determinadas em cada situação específica.

Projeto de Pavimentação

O objetivo do estudo é a determinação dos materiais e dimensões das camadas que formam o pavimento asfáltico. O projeto apresenta a definição de todas as camadas do pavimento, sobrepostas a partir do subleito e aderidas entre si, com o intuito de, juntas, resistirem aos esforços provenientes do tráfego e oferecer boas condições de rolamento e de conforto para o usuário.

Projeto de Sinalização de Tráfego

O projeto de sinalização define a forma mais eficiente de como a via pública irá operar, assegurando sua correta utilização e, consequentemente, garantindo fluidez e segurança para veículos e pedestres.  O projeto de sinalização de trânsito deve ser elaborado de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e com os manuais técnicos do CONTRAN, e pode ser entendido também como um importante canal de comunicação entre a via pública e seu usuário. Desenvolvemos projetos de sinalização viária tanto para áreas urbanas, como para rodovias e áreas internas de empreendimentos, como shoppings, industrias, loteamentos etc.

Projeto de Acessibilidade em Vias

Acessibilidade significa a movimentação de pessoas de forma segura e independente. Para garantir tais conceitos em ambientes urbanos como ruas, praças, parques, empreendimentos comerciais ou residenciais, é necessário que seja feito um projeto adequado de Acessibilidade contemplando a definição das rotas para pedestres, especialmente para aqueles que apresentam alguma restrição de mobilidade, seja permanente ou definitiva, como deficientes visuais, cadeirantes, idosos, acidentados, gestantes etc.