A AI – Inteligência Artificial passou a fazer parte do nosso cotidiano de forma definitiva e irreversível, contribuindo com a otimização de longos e extenuantes processos, como a realização de contagem de tráfego classificada. Em busca de automatizar esse processo e melhorar a acurácia dos resultados, a Barbato Engenharia utiliza rotineiramente software de Visão Computacional nos estudos que demandam extensas pesquisas de tráfego.
No entanto, além do volume e da composição do tráfego, tem sido cada vez mais necessário que se conheça e entenda o comportamento do condutor, especialmente em relação a velocidade praticada, seja nas rodovias, seja em vias urbanas.
Atualmente, a forma mais utilizada para se determinar a velocidade real praticada em uma via é por meio da instalação de radares portáteis, instalados em viatura estacionada e adequadamente caracterizada, em tripé, ou ainda em suporte fixo ou manual.
Embora seja um método adequado, a visualização do equipamento interfere no comportamento natural de quem está dirigindo, que pode interpretar sua presença como uma ação ostensiva de controle e registro de infração de trânsito. Como resultando, o condutor pode realizar uma manobra evasiva, muitas vezes freando bruscamente. Além de criar uma situação de insegurança com risco real de colisão, perde-se totalmente a espontaneidade do comportamento que se pretende analisar.
Além desta questão, para o entendimento da velocidade praticada, é necessária que seja feita uma extensa pesquisa, de forma que o espaço amostral seja adequado e reflita a realidade do trecho estudado. Neste ponto, o uso de radares se torna inviável. Diante deste contexto, alternativas que possibilitem a identificação da velocidade de forma menos invasiva cumprem um papel importante para estudos de tráfego.
Tendo em vista que o software de Visão Computacional, além de realizar a contagem de veículos classificada, possui uma ferramenta capaz de aferir a velocidade dos veículos que percorrem um determinado trecho de uma via, a Barbato Engenharia desenvolveu um recente estudo, utilizando essa ferramenta para verificar a velocidade em um trecho rodoviário.
A AI – Inteligência Artificial passou a fazer parte do nosso cotidiano de forma definitiva e irreversível, contribuindo com a otimização de longos e extenuantes processos, como a realização de contagem de tráfego classificada. Em busca de automatizar esse processo e melhorar a acurácia dos resultados, a Barbato Engenharia utiliza rotineiramente software de Visão Computacional nos estudos que demandam extensas pesquisas de tráfego.
No entanto, além do volume e da composição do tráfego, tem sido cada vez mais necessário que se conheça e entenda o comportamento do condutor, especialmente em relação a velocidade praticada, seja nas rodovias, seja em vias urbanas.
Atualmente, a forma mais utilizada para se determinar a velocidade real praticada em uma via é por meio da instalação de radares portáteis, instalados em viatura estacionada e adequadamente caracterizada, em tripé, ou ainda em suporte fixo ou manual.
Embora seja um método adequado, a visualização do equipamento interfere no comportamento natural de quem está dirigindo, que pode interpretar sua presença como uma ação ostensiva de controle e registro de infração de trânsito. Como resultando, o condutor pode realizar uma manobra evasiva, muitas vezes freando bruscamente. Além de criar uma situação de insegurança com risco real de colisão, perde-se totalmente a espontaneidade do comportamento que se pretende analisar.
Além desta questão, para o entendimento da velocidade praticada, é necessária que seja feita uma extensa pesquisa, de forma que o espaço amostral seja adequado e reflita a realidade do trecho estudado. Neste ponto, o uso de radares se torna inviável. Diante deste contexto, alternativas que possibilitem a identificação da velocidade de forma menos invasiva cumprem um papel importante para estudos de tráfego.
Tendo em vista que o software de Visão Computacional, além de realizar a contagem de veículos classificada, possui uma ferramenta capaz de aferir a velocidade dos veículos que percorrem um determinado trecho de uma via, a Barbato Engenharia desenvolveu um recente estudo, utilizando essa ferramenta para verificar a velocidade em um trecho rodoviário.

Figura 1 – Velocidade de cada veículo.
Para realização do estudo foram utilizadas câmeras instaladas em braço projetado. As filmagens do tráfego ocorreram por 24h, para posterior análise dos períodos de pico da manhã, almoço e tarde.

Figura 2- Câmera instalada
O gráfico abaixo apresenta as velocidades identificadas no pico da manhã, para toda a corrente de tráfego, estratificada em intervalos de 10km/h.

Figura 3 – Histograma com a distribuição das velicidades praticadas por todos os veículos, no período estudado.
Em outra situação, foi aferida a velocidade dos veículos em 4 faixas de tráfego, duas por sentido, também em trecho rodoviário e, após o processamento das imagens, foram obtidas as seguintes informando o horário da ocorrência.

Figura 4 – Definição das faixas de tráfego
O próximo gráfico apresenta as velocidades aferidas pela classe “veículos de passeio” por faixa de tráfego.

Figura 5 – Histograma com a distribuição das velocidades praticadas por veículos de passeio, nas 4 faixas de tráfego.
O uso de métodos de visão computacional apresenta inúmeras vantagens quando comparado ao método convencional. Para a realização de contagem classificada, por exemplo, por ser tratar de uma ferramenta que permite o processamento das imagens de forma rápida e precisa, permite que o volume e a composição do tráfego sejam processados de maneira ágil, minimizando o tempo de elaboração dos estudos. Em relação a aferição de velocidade, como o único material que o software utiliza é a filmagem do trecho em estudo, nota-se que a principal vantagem é a utilização das câmeras, que são discretamente posicionadas, inibindo a alteração do comportamento do condutor. Além da eficácia do método, o produto gerado apresenta resultados precisos em um tempo de processamento otimizado.
A Barbato Engenharia modernizou os meios para obtenção de dados para a realização dos seus estudos, através da utilização de ferramentas de visão computacional. Para os estudos de aferição de velocidade, a grande vantagem do processo adotado pela empresa é a junção eficiente da IA com a utilização de um instrumento de campo discreto, que aliados apresentam resultados que correspondem de forma mais realista ao comportamento do condutor e, portanto, representam um valioso recurso para auxiliar na gestão do tráfego.